Autor: Dr. Bread Soares Estevam
RESUMO (Argumento Central)
O artigo analisa as contribuições da obra de Aníbal Ponce para a Educação Ambiental Crítica (EAC). A crítica marxista de Ponce à função social da educação, que serve aos interesses da classe dominante, é um instrumental indispensável para a EAC desvelar a função ideológica da educação ambiental hegemônica. A obra fornece a base para que a EAC se configure como uma Pedagogia da Luta de Classes, onde a questão ambiental é inseparável da questão social e a luta pela Justiça Socioambiental é a luta pela superação do sistema capitalista.
1. INTRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO COMO APARELHO IDEOLÓGICO E A QUESTÃO AMBIENTAL
Tese: A EAC encontra em Ponce um aliado teórico para questionar a neutralidade da educação ambiental hegemônica.
Foco: Análise da crítica de Ponce à função social da educação e sua transposição para a EAC.
2. A CRÍTICA DE PONCE E A FUNÇÃO IDEOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL HEGEMÔNICA
2.1. A Educação Ambiental como Instrumento de Hegemonia:
A EAC desvela a função ideológica da EA conservadora (foco na culpa individual, desvio das causas estruturais).
A EAC deve Politizar a Prática e atuar na contra-hegemonia.
2.2. A Questão Ambiental como Luta de Classes:
A EAC, informada por Ponce, entende que a questão ambiental é uma questão de classe (Injustiça Socioambiental).
A conscientização deve ser orientada pela crítica de classe.
3. A EAC COMO PEDAGOGIA DA LUTA DE CLASSES E A PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
3.1. A Práxis e a Construção da Escola Unitária Ambiental:
Transposição do conceito de Escola Unitária para a Escola Unitária Ambiental.
Ênfase na Unidade Teoria-Prática (práxis) e no Trabalho Produtivo (Agroecologia, TSS) como princípio educativo.
3.2. A Formação para a Intervenção e a Justiça Socioambiental:
Formação de sujeitos capazes de Intervir na Realidade através da ação coletiva.
Luta pela Justiça Socioambiental inseparável da luta pela igualdade social.
4. CONCLUSÃO
A obra de Ponce é um referencial teórico-político indispensável para a EAC.
A EAC se estabelece como uma Pedagogia da Luta de Classes, onde a luta pela Justiça Socioambiental é a luta pela superação do sistema capitalista.
Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo
*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).
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