sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Contribuições da obra "Educação e Luta de Classes" de Aníbal Ponce para a Educação Ambiental Crítica

Autor: Dr. Bread Soares Estevam

RESUMO (Argumento Central)

O artigo analisa as contribuições da obra de Aníbal Ponce para a Educação Ambiental Crítica (EAC). A crítica marxista de Ponce à função social da educação, que serve aos interesses da classe dominante, é um instrumental indispensável para a EAC desvelar a função ideológica da educação ambiental hegemônica. A obra fornece a base para que a EAC se configure como uma Pedagogia da Luta de Classes, onde a questão ambiental é inseparável da questão social e a luta pela Justiça Socioambiental é a luta pela superação do sistema capitalista.

1. INTRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO COMO APARELHO IDEOLÓGICO E A QUESTÃO AMBIENTAL

  • Tese: A EAC encontra em Ponce um aliado teórico para questionar a neutralidade da educação ambiental hegemônica.

  • Foco: Análise da crítica de Ponce à função social da educação e sua transposição para a EAC.

2. A CRÍTICA DE PONCE E A FUNÇÃO IDEOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL HEGEMÔNICA

  • 2.1. A Educação Ambiental como Instrumento de Hegemonia:

    • A EAC desvela a função ideológica da EA conservadora (foco na culpa individual, desvio das causas estruturais).

    • A EAC deve Politizar a Prática e atuar na contra-hegemonia.

  • 2.2. A Questão Ambiental como Luta de Classes:

    • A EAC, informada por Ponce, entende que a questão ambiental é uma questão de classe (Injustiça Socioambiental).

    • A conscientização deve ser orientada pela crítica de classe.

3. A EAC COMO PEDAGOGIA DA LUTA DE CLASSES E A PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA

  • 3.1. A Práxis e a Construção da Escola Unitária Ambiental:

    • Transposição do conceito de Escola Unitária para a Escola Unitária Ambiental.

    • Ênfase na Unidade Teoria-Prática (práxis) e no Trabalho Produtivo (Agroecologia, TSS) como princípio educativo.

  • 3.2. A Formação para a Intervenção e a Justiça Socioambiental:

    • Formação de sujeitos capazes de Intervir na Realidade através da ação coletiva.

    • Luta pela Justiça Socioambiental inseparável da luta pela igualdade social.

4. CONCLUSÃO

  • A obra de Ponce é um referencial teórico-político indispensável para a EAC.

  • A EAC se estabelece como uma Pedagogia da Luta de Classes, onde a luta pela Justiça Socioambiental é a luta pela superação do sistema capitalista.

Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo


*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).

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