Autor: Dr. Bread Soares Estevam
RESUMO (Argumento Central)
O artigo analisa as contribuições da Educação Ambiental Crítica (EAC) para a Educação Alimentar Sustentável (EAS). A EAC fornece o instrumental para desvelar a Insegurança Alimentar como manifestação da Injustiça Socioambiental e da ruptura metabólica do agronegócio. A EAC propõe a Agroecologia como eixo de uma práxis pedagógica que promove a Soberania Alimentar e a luta pelo Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
1. INTRODUÇÃO: A ALIMENTAÇÃO COMO ATO POLÍTICO E A CRISE ESTRUTURAL
Tese: A EAC é essencial para politizar a questão alimentar, indo além da abordagem higienista conservadora.
Foco: Crítica ao agronegócio e promoção da Agroecologia.
2. A EAC E A CRÍTICA AO MODELO HEGEMÔNICO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
2.1. Agronegócio, Ruptura Metabólica e Injustiça Socioambiental:
O agronegócio gera ruptura metabólica (agrotóxicos, degradação) e Injustiça Socioambiental (concentração de terras).
A EAC deve Politizar o Alimento, desvelando a falsa neutralidade do agronegócio.
2.2. Da Segurança Alimentar à Soberania Alimentar:
Crítica ao conceito limitado de Segurança Alimentar.
Defesa da Soberania Alimentar como projeto político e foco na Agroecologia como transição.
3. A AGROECOLOGIA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA DA EAC NA EAS
3.1. A Agroecologia como Pedagogia da Totalidade:
A Agroecologia é a materialização da Pedagogia da Totalidade (integração ecológica, social, econômica).
Ênfase na Interdisciplinaridade Crítica e no Diálogo de Saberes.
3.2. A Práxis e a Construção de Sistemas Alimentares Sustentáveis:
A práxis (ação-reflexão-ação) para a Soberania Alimentar.
Articular a Crítica com a Proposta (hortas escolares, Agricultura Urbana) e Formação para a Intervenção.
4. CONCLUSÃO
A EAC é indispensável para a EAS, pois politiza a questão alimentar.
A Agroecologia é a práxis pedagógica que promove a Soberania Alimentar e a Justiça Socioambiental.
Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo
*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).
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