sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Contribuições da Educação Ambiental Crítica na Compreensão da obra "O enigma do capital" de David Harvey

Autor: Dr. Bread Soares Estevam

RESUMO (Argumento Central)

O artigo articula a Educação Ambiental Crítica (EAC) com a obra "O Enigma do Capital" de David Harvey. Argumenta que os conceitos de "acumulação por espoliação" e spatial fix fornecem à EAC um instrumental teórico-metodológico robusto para desvelar a crise ecológica como um mecanismo de sobrevivência do capital. A EAC, ao incorporar essa crítica marxista-ambiental, promove a consciência crítica sobre a Injustiça Socioambiental e a necessidade de lutar pela superação do sistema.

1. INTRODUÇÃO: O CAPITAL, A CRISE E A QUESTÃO AMBIENTAL

  • Obra Central: "O Enigma do Capital" (Harvey) analisa a dinâmica de acumulação e as crises cíclicas do capitalismo.

  • Tese: A análise de Harvey possui implicações profundas para a questão ambiental, pois a expansão do capital leva à apropriação de bens comuns.

  • Objetivo: Analisar as contribuições da obra para a EAC, focando na articulação entre as crises do capital e a Injustiça Socioambiental.

2. A ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO E A EAC

  • 2.1. A Espoliação como Mecanismo de Sobrevivência do Capital:

    • Conceito: Acumulação por Espoliação (accumulation by dispossession) é a versão contemporânea da acumulação primitiva (privatização de bens comuns, supressão de direitos).

  • 2.2. A Espoliação Ambiental e a Injustiça Socioambiental:

    • A EAC utiliza o conceito para desvelar a crise ecológica como um processo de espoliação da natureza e dos povos.

    • Prática Pedagógica: Foco em desvelar a mercantilização da natureza e contextualizar a Injustiça Socioambiental (quem é atingido pela degradação).

3. AS CRISES DO CAPITAL E A NECESSIDADE DE EXPANSÃO GEOGRÁFICA

  • 3.1. O "Spatial Fix" e a Transferência da Crise:

    • Conceito: Spatial Fix (solução espacial) é a transferência do excedente de capital para novas áreas geográficas.

    • Interpretação da EAC: Mecanismo de transferência da crise ecológica (poluição e degradação exportadas para a periferia do sistema).

  • 3.2. Práticas Pedagógicas para a Consciência Crítica:

    • Articulação Harvey-EAC: Exige consciência crítica sobre a totalidade do processo.

    • Práticas: Estudos de Fluxos (cadeia produtiva global) e Geografia Crítica (mapeamento de conflitos).

4. CONCLUSÃO

  • A obra de Harvey é fundamental para a EAC, fornecendo o instrumental para desvendar a crise ecológica como um mecanismo de sobrevivência do capital.

  • A EAC, ao incorporar essa crítica, constrói uma prática pedagógica que promove a consciência crítica sobre a Injustiça Socioambiental e a luta pela superação do sistema capitalista.

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*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).

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