quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Contribuições da Educação Ambiental Crítica para práticas pedagógicas na Educação Especial e Inclusiva

AUTOR: Dr. Bread Soares Estevam

Resumo (Síntese da Proposta)

  • Problema Central: A intersecção entre Educação Ambiental Crítica (EAC) e Educação Especial e Inclusiva (EEI) como campo para práticas pedagógicas emancipatórias.

  • Tese: A EAC, ancorada em Paulo Freire[1] e na crítica às estruturas de exclusão, oferece o arcabouço para radicalizar o conceito de inclusão, promovendo a autonomia e a problematização da realidade na EEI.

  • Metodologia: Pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória, com análise dialógico-crítica.

1. Introdução (Contextualização e Problematização)

  • EEI e EA são eixos fundamentais, mas sua justaposição não garante a superação da exclusão.

  • Ambas compartilham o imperativo ético e político de luta contra a exclusão.

  • Questão Central: De que forma a EAC pode contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas e emancipatórias na EEI?

  • Objetivo: Analisar as contribuições teórico-metodológicas da EAC para a autonomia, consciência crítica e participação ativa dos estudantes com deficiência.

2. Referencial Teórico (Fundamentação Crítica)

  • 2.1. A Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e a Inclusão:

    • Freire defende a educação como prática da liberdade[1], com princípios de diálogo, problematização e emancipação.

    • A inclusão, sob o olhar freireano, é um ato político [3] que questiona os processos de exclusão na escola e na sociedade [4].

  • 2.2. A Educação Ambiental Crítica e a Exclusão Socioambiental:

    • A EAC critica o modelo civilizatório que gera a crise socioambiental e as desigualdades [2].

    • Ponto de Convergência: Luta contra a exclusão socioambiental, onde sujeitos com deficiência são frequentemente os mais vulneráveis. A EAC permite abordar a questão ambiental como uma questão social.

3. Metodologia (Caminhos da Pesquisa)

  • Pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória.

  • Método dialógico-crítico para conectar EAC e EEI.

  • Foco em como a problematização da realidade e a práxis da EAC podem ser traduzidas em práticas pedagógicas acessíveis na EEI.

4. Análise e Discussão (Argumentos Centrais)

  • 4.1. Práticas Pedagógicas de Problematização e Autonomia:

    • A EAC oferece um modelo que parte dos temas geradores da realidade dos estudantes para construir a autonomia.

    • Exemplos: Análise do acesso ao espaço (barreiras arquitetônicas e ambientais); Horta Pedagógica Crítica (além do plantio, problematiza a justiça social e ambiental [5]); Mapeamento de Conflitos.

  • 4.2. A Construção de um Ethos Inclusivo e Socioambientalmente Justo:

    • A EAC defende a igualdade, solidariedade e respeito à diferença[6], reforçando o ethos inclusivo da EEI.

    • Inclusão, sob a EAC, significa valorizar a voz do sujeito com deficiência na construção de um projeto de sociedade sustentável e justo, desconstruindo o capacitismo e o antropocentrismo.

5. Conclusão (Síntese e Sugestões)

  • A EAC oferece contribuições substantivas e urgentes para a EEI, convergindo na luta contra a exclusão e pela emancipação.

  • Contribuições:

  • 1) Fundamentação teórica freireana para a inclusão como ato político;

  • 2) Modelo metodológico de problematização e práxis;

  • 3) Ampliação do conceito de barreira para a exclusão socioambiental.

  • Sugestão: Urge a incorporação da EAC como eixo de análise e intervenção na EEI. Sugestão de estudos de intervenção para avaliar a eficácia dessas práticas.

Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo


*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).

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