AUTOR: Dr. Bread Soares Estevam
Resumo (Síntese da Proposta)
- Problema Central: A necessidade de uma abordagem transformadora da Educação Ambiental (EA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
- Tese: A Educação Ambiental Crítica (EAC), fundamentada na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire[1] e na metodologia dos Temas Geradores, é o arcabouço ideal para a problematização da realidade socioambiental dos estudantes da EJA. 
- Foco: Transformar a EAC em um instrumento de consciência crítica, participação ativa e transformação da realidade dos jovens e adultos trabalhadores. 
- Metodologia: Pesquisa bibliográfica qualitativa e análise crítica. 
1. Introdução (Contextualização e Problematização)
- EJA, marcada pela Pedagogia de Freire, exige práticas que valorizem o saber do educando e a problematização da realidade. 
- A inclusão da EA na EJA deve ser crítica (EAC) para ser transformadora. 
- Questão Central: De que forma a EAC pode potencializar as práticas pedagógicas na EJA para a transformação da realidade socioambiental dos estudantes? 
- Objetivo: Analisar as contribuições da EAC, com ênfase nos Temas Geradores, para a leitura crítica do mundo e a práxis na EJA. 
2. Referencial Teórico (EJA, EAC e a Práxis Freireana)
- 2.1. A EJA sob o Olhar da Pedagogia Libertadora: A EJA é um espaço de cultura e práxis, onde o professor é um mediador que auxilia o estudante a desvelar as contradições [1]. 
- 2.2. A Educação Ambiental Crítica como Leitura do Mundo: A EAC entende a crise ambiental como crise social[2], resultado de um modelo de acumulação. Deve focar na contextualização dos problemas globais no cotidiano do trabalhador e na crítica estrutural. 
- 2.3. Os Temas Geradores como Ponte entre EAC e EJA: A metodologia freireana é a ferramenta ideal. O problema socioambiental local (ex.: poluição) torna-se o Tema Gerador [3] para a articulação de saberes e o incentivo à práxis. 
3. Metodologia (Caminhos da Pesquisa)
- Pesquisa bibliográfica qualitativa. 
- Análise crítica e teórica da intersecção entre EAC e EJA. 
- Foco em como a EAC, com a metodologia dos Temas Geradores, pode sustentar práticas pedagógicas emancipatórias para os trabalhadores. 
4. Análise e Discussão (Argumentos Centrais)
- 4.1. Desvelando a Crise Socioambiental no Cotidiano do Trabalhador: A EAC permite que o estudante da EJA vá além da culpabilização individual e compreenda a dimensão estrutural do problema. A lente crítica transforma a percepção limitada em consciência transitivamente crítica[4]. 
- 4.2. A Práxis Socioambiental e a Formação da Cidadania Ativa: O diferencial da EAC na EJA é a ênfase na práxis (reflexão + ação) [5]. O uso de Temas Geradores incentiva o estudante a investigar, debater e planejar/executar ações concretas em sua comunidade, transformando-o em um agente de transformação e consolidando a cidadania ativa. 
5. Conclusão (Síntese e Sugestões)
- A EAC é um referencial indispensável para a EJA, potencializando seu caráter político e transformador. 
- Principais Contribuições: 
- 1) Alinhamento à Pedagogia Libertadora via Temas Geradores; 
- 2) Visão estrutural da crise ambiental; 
- 3) Foco na Práxis e na Cidadania Ativa. 
- Sugestão: Urge a incorporação da EAC como eixo central na EJA e a sistematização de experiências pedagógicas que apliquem a metodologia dos Temas Geradores. 
Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo
*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).
 
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