domingo, 16 de novembro de 2025

Pensando Historica_Mente... A Educação Ambiental: práticas pedagógicas e pesquisa-ação integradas à BNCC e ao Referencial Curricular Gaúcho para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

AUTOR: Dr. Bread Soares Estevam

Resumo

O projeto propõe desenvolver práticas pedagógicas e investigação-ação sobre Educação Ambiental Crítica (EAC) articulada à História Ambiental, dirigidas aos Anos Finais e Ensino Médio. Integra BNCC, Referencial Curricular Gaúcho e livros didáticos (Telaris, Jovem Sapiens e Diálogo). A metodologia combina oficinas, estudos do meio, mapeamentos históricos, registros orais e produção multimídia (vídeos, podcasts e blog). Busca formar sujeitos críticos capazes de compreender e intervir nos problemas socioambientais do território.


Justificativa

A crise socioambiental exige formação crítica e politizada. Grande parte do ensino trata o ambiental de forma descontextualizada. A articulação entre EAC e História Ambiental permite resgatar a historicidade do território, responsabilizar atores sociais e fomentar justiça ambiental. O projeto responde às demandas formativas da BNCC e do Currículo Gaúcho, articulando materiais didáticos e mídias digitais.

Objetivos


Objetivo geral

Investigar e implementar práticas pedagógicas de Educação Ambiental Crítica fundamentadas na historicização do território e na reelaboração crítica dos materiais didáticos.


Objetivos específicos

  1. Historizar processos ambientais locais e regionais.

  2. Desenvolver unidades didáticas integradas alinhadas à BNCC.

  3. Produzir materiais digitais (vídeos, podcasts, blog).

  4. Avaliar impactos formativos e sociais.

  5. Socializar resultados em redes escolares e no canal/blog.

Questões de pesquisa

  1. Como a historicização do território contribui para uma compreensão crítica da crise socioambiental?

  2. Como os livros didáticos podem ser reelaborados pela perspectiva da EAC?

  3. Quais práticas pedagógicas participativas promovem o engajamento dos estudantes em ações de justiça ambiental?

Referencial teórico


Eixos principais:

  • Educação Ambiental Crítica: Freire, Loureiro, Layrargues, Leff.

  • História Ambiental: Dean, Pádua, Santos.

  • Currículo e Competências: BNCC e Referencial Curricular Gaúcho.

  • Metodologias: Pesquisa-ação (Lewin; Kemmis & McTaggart), estudos de memória e patrimônio ambiental.

Metodologia


Abordagem

  • Pesquisa-ação qualitativa com ciclos de planejamento–intervenção–observação–reflexão.

População e amostra

  • Escolas públicas (6º ao 9º ano e Ensino Médio).

  • Professores de Humanas e estudantes.

  • Comunidade local (agricultores, guardiões de memória).

Procedimentos

  1. Diagnóstico inicial.

  2. Planejamento curricular com livros Telaris, Jovem Sapiens e Diálogo.

  3. Intervenções (oficinas, estudos do meio, mapeamentos).

  4. Formação docente.

  5. Avaliação formativa contínua.

  6. Análise de dados por triangulação e análise de conteúdo.

  7. Produção de materiais digitais.

Produtos esperados

  • Unidades didáticas alinhadas à BNCC.

  • Dossiê histórico-territorial.

  • Materiais multimídia para o blog/canal.

  • Artigo científico e relatórios.

  • Propostas de ação comunitária.

Cronograma (24 meses)

  • Meses 1–3: Diagnóstico e formação inicial.

  • Meses 4–6: Produção dos roteiros didáticos.

  • Meses 7–12: Intervenção (Anos Finais).

  • Meses 13–18: Intervenção (Ensino Médio).

  • Meses 19–21: Sistematização e devolutivas.

  • Meses 22–24: Relatórios, artigos e divulgação.

Avaliação

Indicadores:

  • Desenvolvimento da análise crítica.

  • Participação comunitária.

  • Produção de materiais.

  • Portfólios e autoavaliações.

  • Alcance do canal/blog.

  • Avaliação continuará por relatórios e reuniões bimestrais.

Aspectos éticos

  • Consentimento informado.

  • Sigilo de dados pessoais.

  • Autorização para uso de imagem/áudio.

  • Participação voluntária.

Recursos e orçamento

Materiais pedagógicos, transporte para estudos do meio, equipamentos simples de registro e custos de impressão e eventos. Orçamento detalhado conforme edital.


Divulgação e impacto esperado

  • Canal/blog Pensando Historica_Mente… A Educação Ambiental.

  • Relatórios às secretarias.

  • Seminários regionais e publicação científica.

  • Impacto previsto: fortalecimento da formação crítica e de ações comunitárias de justiça ambiental.

Referências

Referências centrais incluem: BNCC, Currículo Gaúcho, Freire, Leff, Loureiro, Layrargues, Dean, Pádua, as coleções didáticas Telaris, Jovem Sapiens e Diálogo, e o blog/canal Pensando Historica_Mente… A Educação Ambiental.


Considerações finais

O projeto integra pesquisa e prática pedagógica para promover formação crítica, justiça ambiental e participação comunitária. Propõe-se como espaço de articulação entre História Ambiental, EAC e currículo escolar.


Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo


*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o blog nas suas redes sociais.