sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Contribuições da Educação Ambiental Crítica na Compreensão da História dos Povos Nativos da América (Sexto Ano, Anos Finais, Ensino Fundamental)


Autor: Dr. Bread Soares Estevam

1. Introdução

  • Tema: Estudo dos Povos Nativos da América (6º ano/BNCC).

  • Foco Curricular: Relação entre agricultura e transformações espaciais (EF06HI05); valorização da tradição oral e modos de vida (Competência H 4).

  • Proposta da EAC: Análise sob a fundamentação da Justiça Socioambiental e da crítica à colonização.

  • Problema: Como a EAC transforma o estudo em reflexão crítica sobre a sustentabilidade e o custo socioambiental da colonização.

2. Referencial Teórico

  • EAC e a Crítica à Colonização:

    • Colonização como processo de Injustiça Socioambiental (apropriação predatória e aniquilação de modelos sustentáveis).

    • EAC foca na sustentabilidade das técnicas nativas como modelos alternativos.

    • Crítica à colonização como genocídio e ecocídio.

  • Abordagem Curricular (6º ano/BNCC):

    • Agricultura e Sedentarização: Modificações nas paisagens (EF06HI05).

    • Impactos da Colonização: Implícito na Queda de Tenochtitlán.

3. Análise e Discussão: A EAC e a Crítica ao Modelo Civilizatório Hegemônico

  • Sustentabilidade e Modelos Alternativos:

    • EAC questiona a qualidade da intervenção na natureza.

    • Investiga as técnicas nativas (irrigação, gestão hídrica) como modelos alternativos e equilibrados ecologicamente.

    • Questiona o custo socioambiental da organização do trabalho (ex: cabeças olmecas).

    • Potencializa a Habilidade EF06HI05 para refletir sobre a ética da intervenção humana.

  • A Colonização como Injustiça Socioambiental:

    • EAC permite compreender a colonização como Injustiça Socioambiental em sua essência.

    • Análise da destruição de modelos sustentáveis e da imposição de uma compreensão dicotômica (humano vs. natureza).

    • Conecta o passado com a luta contemporânea (demarcação de terras, saberes ancestrais).

4. Conclusão

  • Síntese: EAC é um instrumental potente para a desconstrução do modelo civilizatório hegemônico.

  • Impacto: Transforma o estudo em reflexão crítica sobre a sustentabilidade e a Justiça Socioambiental, culminando em um exercício de cidadania crítica e práxis.

Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo

Acesse o texto do capítulo no link a seguir: Texto Capítulo

Acesse a proposta pedagógica no link a seguir: Texto Proposta


*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).

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