Autor: Dr. Bread Soares Estevam
1. Introdução
Tema: Estudo dos Povos Nativos da América (6º ano/BNCC).
Foco Curricular: Relação entre agricultura e transformações espaciais (EF06HI05); valorização da tradição oral e modos de vida (Competência H 4).
Proposta da EAC: Análise sob a fundamentação da Justiça Socioambiental e da crítica à colonização.
Problema: Como a EAC transforma o estudo em reflexão crítica sobre a sustentabilidade e o custo socioambiental da colonização.
2. Referencial Teórico
EAC e a Crítica à Colonização:
Colonização como processo de Injustiça Socioambiental (apropriação predatória e aniquilação de modelos sustentáveis).
EAC foca na sustentabilidade das técnicas nativas como modelos alternativos.
Crítica à colonização como genocídio e ecocídio.
Abordagem Curricular (6º ano/BNCC):
Agricultura e Sedentarização: Modificações nas paisagens (EF06HI05).
Impactos da Colonização: Implícito na Queda de Tenochtitlán.
3. Análise e Discussão: A EAC e a Crítica ao Modelo Civilizatório Hegemônico
Sustentabilidade e Modelos Alternativos:
EAC questiona a qualidade da intervenção na natureza.
Investiga as técnicas nativas (irrigação, gestão hídrica) como modelos alternativos e equilibrados ecologicamente.
Questiona o custo socioambiental da organização do trabalho (ex: cabeças olmecas).
Potencializa a Habilidade EF06HI05 para refletir sobre a ética da intervenção humana.
A Colonização como Injustiça Socioambiental:
EAC permite compreender a colonização como Injustiça Socioambiental em sua essência.
Análise da destruição de modelos sustentáveis e da imposição de uma compreensão dicotômica (humano vs. natureza).
Conecta o passado com a luta contemporânea (demarcação de terras, saberes ancestrais).
4. Conclusão
Síntese: EAC é um instrumental potente para a desconstrução do modelo civilizatório hegemônico.
Impacto: Transforma o estudo em reflexão crítica sobre a sustentabilidade e a Justiça Socioambiental, culminando em um exercício de cidadania crítica e práxis.
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*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).
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