terça-feira, 25 de novembro de 2025

Contribuições da Educação Ambiental Crítica na Compreensão da História da África Antiga (Sexto Ano, Anos Finais, Ensino Fundamental)

Autor: Dr. Bread Soares Estevam

1. Introdução

  • Tema: Estudo da África Antiga (Egito e Cuxe) no 6º ano/BNCC.

  • Foco Curricular: Importância do Rio Nilo (EF06HI05), organização social (EF06HI16) e papel da mulher (EF06HI19).

  • Proposta da EAC: Analisar a concentração de poder e a exploração do trabalho sob a lógica da Justiça Socioambiental.

2. Referencial Teórico

  • EAC e a Crítica à Exploração:

    • Exploração da natureza ligada à exploração humana.

    • Foco nas consequências socioambientais da organização coletiva do trabalho e da concentração de poder (teocracia).

    • Valorização de modelos alternativos (ex: Cuxe).

  • Abordagem Curricular (6º ano/BNCC):

    • Relação com o Nilo: Modificações nas paisagens (EF06HI05).

    • Organização Social: Concentração de poder (Faraó) e pobreza da maioria (EF06HI16).

    • Crítica Historiográfica: Desconstrução do eurocentrismo.

3. Análise e Discussão: A EAC e a Crítica à Exploração Socioambiental

  • O Nilo, a Teocracia e a Injustiça Socioambiental:

    • Egito como sociedade hidráulica onde o controle da água era sinônimo de poder.

    • Gestão Autorizada dos Recursos: Controle do Nilo pelo Faraó consolidou a concentração de poder e a pobreza da maioria.

    • Exploração do Trabalho e Custo Ambiental: Análise da organização coletiva do trabalho (pirâmides) sob a lógica da exploração e do alto custo ambiental.

    • Transforma o estudo da EF06HI05 em reflexão sobre sustentabilidade e Justiça Hídrica.

  • Valorização de Modelos Alternativos e Crítica ao Eurocentrismo:

    • Uso do Reino de Cuxe (papel da mulher) como modelo alternativo de organização política e relação sociedade-natureza.

    • EAC alinha-se à crítica do Manual à compreensão de "continente sem história".

    • Conecta o passado com a luta contemporânea pela soberania e autonomia dos povos.

4. Conclusão

  • Síntese: EAC é um arcabouço teórico-metodológico potente para o estudo da África Antiga.

  • Impacto: Transforma o estudo em uma reflexão crítica sobre a Justiça Socioambiental e a exploração do trabalho, cumprindo um papel emancipatório.

Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo

Acesse o texto do capítulo no link a seguir: Texto Capítulo

Acesse a proposta pedagógica no link a seguir: Texto Proposta


*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate