AUTOR: Dr. Bread Soares Estevam
1. Introdução
Tema: Estudo dos Povos do Oriente Médio (Mesopotâmia) no 6º ano/BNCC.
Foco Curricular: Importância dos recursos hídricos (Tigre/Eufrates) e formação de cidades.
Proposta da EAC: Analisar a apropriação da natureza e a concentração de poder sob a compreensão da Justiça Socioambiental.
2. Referencial Teórico
EAC e a História da Água:
Gestão da água como instrumento de poder e controle social.
Foco na relação entre domínio da água e emergência da autoridade.
Abordagem Curricular (6º ano/BNCC):
Formação das Civilizações: Ligada à irrigação e modificações nas paisagens (EF06HI05).
Organização Social: Concentração de poder, tributos e especialização do trabalho.
Crítica ao Eurocentrismo: Questionamento da nomenclatura "Oriente Médio".
3. Análise e Discussão: A EAC e a História da Água como Instrumento de Poder
Gestão da Água e Injustiça Socioambiental:
Controle hídrico (canais/diques) como origem da concentração de poder (elite, tributos).
Análise da gestão da água como o primeiro grande instrumento de Injustiça Socioambiental (quem controlava a água controlava o poder).
Transforma o estudo da Habilidade EF06HI05 em análise crítica sobre a Justiça Hídrica.
Crítica ao Eurocentrismo e Geografia Crítica:
Desnaturaliza a compreensão de Europa como centro da história.
Valoriza a Geografia (luta pela água, adaptação ao deserto) como fator ativo na história.
Conecta o passado com a geopolítica dos recursos hídricos na atualidade.
4. Conclusão
Síntese: EAC é uma lente de análise indispensável que desvenda as implicações socioambientais e políticas da gestão de recursos.
Impacto: O estudo, sob a compreensão da EAC, torna-se um exercício de reflexão sobre a gestão equitativa dos recursos e um exercício de cidadania crítica e práxis pela sustentabilidade.
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*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).
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