sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Contribuições da Educação Ambiental Crítica na Compreensão da História dos Povos do Oriente Médio (Sexto Ano, Anos Finais, Ensino Fundamental)


AUTOR: Dr. Bread Soares Estevam


1. Introdução

  • Tema: Estudo dos Povos do Oriente Médio (Mesopotâmia) no 6º ano/BNCC.

  • Foco Curricular: Importância dos recursos hídricos (Tigre/Eufrates) e formação de cidades.

  • Proposta da EAC: Analisar a apropriação da natureza e a concentração de poder sob a compreensão da Justiça Socioambiental.

2. Referencial Teórico

  • EAC e a História da Água:

    • Gestão da água como instrumento de poder e controle social.

    • Foco na relação entre domínio da água e emergência da autoridade.

  • Abordagem Curricular (6º ano/BNCC):

    • Formação das Civilizações: Ligada à irrigação e modificações nas paisagens (EF06HI05).

    • Organização Social: Concentração de poder, tributos e especialização do trabalho.

    • Crítica ao Eurocentrismo: Questionamento da nomenclatura "Oriente Médio".

3. Análise e Discussão: A EAC e a História da Água como Instrumento de Poder

  • Gestão da Água e Injustiça Socioambiental:

    • Controle hídrico (canais/diques) como origem da concentração de poder (elite, tributos).

    • Análise da gestão da água como o primeiro grande instrumento de Injustiça Socioambiental (quem controlava a água controlava o poder).

    • Transforma o estudo da Habilidade EF06HI05 em análise crítica sobre a Justiça Hídrica.

  • Crítica ao Eurocentrismo e Geografia Crítica:

    • Desnaturaliza a compreensão de Europa como centro da história.

    • Valoriza a Geografia (luta pela água, adaptação ao deserto) como fator ativo na história.

    • Conecta o passado com a geopolítica dos recursos hídricos na atualidade.

4. Conclusão

  • Síntese: EAC é uma lente de análise indispensável que desvenda as implicações socioambientais e políticas da gestão de recursos.

  • Impacto: O estudo, sob a compreensão da EAC, torna-se um exercício de reflexão sobre a gestão equitativa dos recursos e um exercício de cidadania crítica e práxis pela sustentabilidade.

Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo

Acesse o texto do capítulo no link a seguir: Texto Capítulo

Acesse a proposta pedagógica no link a seguir: Texto Proposta


*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).

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