Autor: Dr. Bread Soares Estevam
1. Introdução
Tema: Estudo da Origem do Ser Humano (6º ano/BNCC) e suas relações com a natureza.
Proposta: EAC como arcabouço teórico para aprofundar a análise.
Problema: Como a EAC transforma o estudo da evolução em reflexão crítica sobre a responsabilidade histórica e as modificações desiguais da paisagem.
2. Referencial Teórico
EAC e a História da Intervenção Humana:
Crise ambiental como crise civilizatória e histórica.
Foco na Justiça Socioambiental e práxis.
EAC exige análise das primeiras intervenções (agricultura/pecuária) como rupturas e não apenas como "progresso" [2] [3].
Abordagem Curricular (6º ano/BNCC):
Aborda hipóteses científicas e mitos de fundação (EF06HI03).
Analisa a transição Paleolítico/Neolítico e as modificações nas paisagens (EF06HI05).
Valoriza a diversidade cultural (Competência Específica CH 4) [1].
3. Análise e Discussão: A EAC e a Crítica à Narrativa do "Progresso"
Desnaturalização da Intervenção Humana:
EAC questiona a qualidade e as consequências socioambientais da transição para o Neolítico.
A agricultura é vista como a primeira grande ruptura ecológica (monocultura, exploração do solo).
A sedentarização é questionada como base para a desigualdade social e apropriação privada da terra.
Transforma o estudo da EF06HI05 em reflexão sobre a responsabilidade histórica da espécie.
Valorização da Diversidade e Crítica ao Eurocentrismo:
EAC reforça a valorização dos saberes tradicionais e cosmologias indígenas como modelos alternativos de relação sociedade-natureza.
Desnaturaliza a visão ocidental de dominação da natureza.
4. Conclusão
Síntese: EAC é um paradigma desnaturalizador que aprofunda o estudo da Origem Humana.
Impacto: Forma um aluno com consciência da responsabilidade histórica e apto a atuar pela Justiça Socioambiental.
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*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).
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