quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Contribuições da Educação Ambiental Crítica na Compreensão da Origem do Ser Humano (Sexto Ano, Anos Finais, Ensino Fundamental)


Autor: Dr. Bread Soares Estevam


1. Introdução

  • Tema: Estudo da Origem do Ser Humano (6º ano/BNCC) e suas relações com a natureza.

  • Proposta: EAC como arcabouço teórico para aprofundar a análise.

  • Problema: Como a EAC transforma o estudo da evolução em reflexão crítica sobre a responsabilidade histórica e as modificações desiguais da paisagem.

2. Referencial Teórico

  • EAC e a História da Intervenção Humana:

    • Crise ambiental como crise civilizatória e histórica.

    • Foco na Justiça Socioambiental e práxis.

    • EAC exige análise das primeiras intervenções (agricultura/pecuária) como rupturas e não apenas como "progresso" [2] [3].

  • Abordagem Curricular (6º ano/BNCC):

    • Aborda hipóteses científicas e mitos de fundação (EF06HI03).

    • Analisa a transição Paleolítico/Neolítico e as modificações nas paisagens (EF06HI05).

    • Valoriza a diversidade cultural (Competência Específica CH 4) [1].

3. Análise e Discussão: A EAC e a Crítica à Narrativa do "Progresso"

  • Desnaturalização da Intervenção Humana:

    • EAC questiona a qualidade e as consequências socioambientais da transição para o Neolítico.

    • A agricultura é vista como a primeira grande ruptura ecológica (monocultura, exploração do solo).

    • A sedentarização é questionada como base para a desigualdade social e apropriação privada da terra.

    • Transforma o estudo da EF06HI05 em reflexão sobre a responsabilidade histórica da espécie.

  • Valorização da Diversidade e Crítica ao Eurocentrismo:

    • EAC reforça a valorização dos saberes tradicionais e cosmologias indígenas como modelos alternativos de relação sociedade-natureza.

    • Desnaturaliza a visão ocidental de dominação da natureza.

4. Conclusão

  • Síntese: EAC é um paradigma desnaturalizador que aprofunda o estudo da Origem Humana.

  • Impacto: Forma um aluno com consciência da responsabilidade histórica e apto a atuar pela Justiça Socioambiental.

Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo

Acesse o texto do capítulo no link a seguir: Texto Capítulo

Acesse a proposta pedagógica no link a seguir: Texto Proposta


*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).

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