terça-feira, 18 de novembro de 2025

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA COMPREENSÃO DA CONSTRUÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICO DA HISTÓRIA CIÊNCIA (SEXTO ANO, ANOS FINAIS, ENSINO FUNDAMENTAL)


AUTOR: Dr. Bread Soares Estevam


1. INTRUDUÇÃO

  • Problema Central: Crise socioambiental exige investigação das raízes históricas e estruturais.

  • Conceitos-Chave: Educação Ambiental Crítica (EAC) e Metodologia de História (6º ano/BNCC).

  • Objetivo: Analisar como a EAC potencializa a abordagem metodológica da História no 6º ano.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

  • EAC como Paradigma:

    • Natureza política e transformadora.

    • Crise ambiental como sintoma da crise civilizatória do capital.

    • Foco na emancipação e Justiça Socioambiental [1] [2].

  • Metodologia de História (6º ano/BNCC):

    • História como estudo das ações humanas no tempo e espaço.

    • Objetivo: Compreender o presente para transformar a sociedade.

    • Pilares: Análise de Fontes Históricas (Habilidade EF06HI02) e Conhecimento em Construção (Competência Específica de História 4) [3].

3. ANÁLISE E DISCUSSÃO: A EAC COMO POTENCIALIZADORA

  • Potencialização da Análise de Fontes:

    • EAC adiciona a dimensão da Injustiça Socioambiental e do contexto ecológico à investigação.

    • Transforma a análise de fontes em crítica histórica ambiental.

    • Exemplo: Questionar o impacto ecológico e as relações de poder por trás da fonte.

  • Desnaturalização do Conhecimento:

    • EAC atua como instrumental para a desnaturalização da crise ambiental.

    • Alinha-se à ênfase da BNCC na multiplicidade de interpretações.

    • Permite a construção de uma interpretação histórica que integra a natureza como agente ativo.

4. CONCLUSÃO

  • Síntese: A EAC é um paradigma potencializador e coerente com a metodologia de História do 6º ano (BNCC).

  • Impacto: A articulação EAC-História forma um aluno consciente, crítico e apto a exercer a práxis pela cidadania sustentávelJustiça Socioambiental.


Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo

Acesse o texto do capítulo no link a seguir: Texto Capítulo

Acesse a proposta pedagógica no link a seguir: Texto Proposta


*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Acesse e adquira os nossos livros

Compre aqui o livro 'Jornalismo e movimento ambiental em Rio Grande – RS [1978-81]'

A Voz da Primavera - Por Elenita Malta Pereira

EducaTube - Por José Antônio Klaes Roig

Compartilhe o blog nas suas redes sociais.