AUTOR: Dr. Bread Soares Estevam
1. INTRUDUÇÃO
Problema Central: Crise socioambiental exige investigação das raízes históricas e estruturais.
Conceitos-Chave: Educação Ambiental Crítica (EAC) e Metodologia de História (6º ano/BNCC).
Objetivo: Analisar como a EAC potencializa a abordagem metodológica da História no 6º ano.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
EAC como Paradigma:
Natureza política e transformadora.
Crise ambiental como sintoma da crise civilizatória do capital.
Foco na emancipação e Justiça Socioambiental [1] [2].
Metodologia de História (6º ano/BNCC):
História como estudo das ações humanas no tempo e espaço.
Objetivo: Compreender o presente para transformar a sociedade.
Pilares: Análise de Fontes Históricas (Habilidade EF06HI02) e Conhecimento em Construção (Competência Específica de História 4) [3].
3. ANÁLISE E DISCUSSÃO: A EAC COMO POTENCIALIZADORA
Potencialização da Análise de Fontes:
EAC adiciona a dimensão da Injustiça Socioambiental e do contexto ecológico à investigação.
Transforma a análise de fontes em crítica histórica ambiental.
Exemplo: Questionar o impacto ecológico e as relações de poder por trás da fonte.
Desnaturalização do Conhecimento:
EAC atua como instrumental para a desnaturalização da crise ambiental.
Alinha-se à ênfase da BNCC na multiplicidade de interpretações.
Permite a construção de uma interpretação histórica que integra a natureza como agente ativo.
4. CONCLUSÃO
Síntese: A EAC é um paradigma potencializador e coerente com a metodologia de História do 6º ano (BNCC).
Impacto: A articulação EAC-História forma um aluno consciente, crítico e apto a exercer a práxis pela cidadania sustentável e Justiça Socioambiental.
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*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).
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