sábado, 18 de outubro de 2025

DIMENSÕES ÉTICO-MORAIS E RELIGIOSAS DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA (EAC)

Autor: Dr. Bread Soares Estevam

  1. Resumo

    • Objetivo: Discutir as dimensões ético-morais e religiosas da Educação com base na Educação Ambiental Crítica (EAC).

    • Proposta: Compreender como práticas educativas podem ser ressignificadas por valores éticos e espirituais, orientados à sustentabilidade, à justiça socioambiental e à emancipação humana.

    • Fundamentação Teórica: Enrique Leff, Paulo Freire, Leonardo Boff e Boaventura de Sousa Santos.

    • Conclusão Central: A EAC propõe uma formação ética e moral que transcende a moral instrumental moderna, incorporando dimensões espirituais e comunitárias para o cuidado com a Terra e com o outro. As dimensões ético-religiosas, articuladas criticamente, podem fundamentar uma cidadania ecológica e planetária.

    • Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica. Ética. Moral. Religião. Educação. Sustentabilidade.

  1. Introdução

    • Contextualização da crise socioambiental como colapso de valores humanos.

    • Crítica à racionalidade moderna, que transformou a natureza em objeto de exploração e desarticulou o vínculo ético entre ser humano e natureza.

    • Apresentação da EAC como campo teórico e prático para uma revisão profunda das dimensões ético-morais da Educação, promovendo um diálogo com tradições religiosas/espirituais.

    • Definição da EAC (Leff, Carvalho): Não se limita a práticas ecológicas, mas propõe uma transformação epistemológica e política, questionando estruturas de poder e saber e orientando-se por uma ética da alteridade, solidariedade e vida.

  2. A Educação Ambiental Crítica e a reconstrução da ética da vida

    • A EAC a partir de uma visão sistêmica e emancipatória da relação ser humano-natureza.

    • Proposição de uma ética ecológica que se opõe à lógica antropocêntrica e utilitarista do capitalismo.

    • A crise ambiental como uma crise civilizatória e ética (Leff, 2001).

    • O significado de repensar a Educação pela EAC: recolocar o sujeito em relação com o mundo e com os outros, numa perspectiva de responsabilidade coletiva.

    • O diálogo com Paulo Freire (2005): A pedagogia do diálogo e conscientização, onde o ato educativo é ético e político, convergindo a ética da libertação com a ética ambiental.

  3. Dimensões morais e o desafio da formação crítica

    • A moral como expressão prática dos valores éticos, com papel formador e transformador na EAC.

    • O papel da EAC: Criar condições para o desenvolvimento de uma consciência crítica, capaz de reconhecer a interdependência entre os seres e os sistemas de vida, em vez de impor normas de conduta.

    • O campo moral da EAC: Não se limita à prescrição de comportamentos ambientais corretos, mas visa a formação de sujeitos éticos autônomos, capazes de agir com justiça socioambiental e empatia.

    • Articulação de valores como solidariedade, equidade e respeito à diversidade (Loureiro, 2012).

  4. A dimensão religiosa e espiritual da Educação Ambiental

    • Constatação do negligenciamento das dimensões religiosas e espirituais nos debates educacionais.

    • O resgate da espiritualidade (consciência de pertença e reverência à vida) como central na reconstrução de uma ética planetária (Boff, Capra).

    • Abordagem da EAC: Diálogo ecumênico e crítico com a espiritualidade, reconhecendo o potencial ético das tradições religiosas como resistência à lógica destrutiva do capital.

    • Compreensão do cuidado com a Terra como um valor universal e transreligioso, unindo fé, ciência e ética na defesa da vida.

  5. Considerações Finais

    • Reafirmação das dimensões ético-morais e religiosas, reinterpretadas pela EAC, como fundamentais para a construção de uma nova racionalidade socioambiental.

    • Princípios norteadores da prática educativa e política: a ética da vida, o respeito à diversidade, a solidariedade e o cuidado com a natureza.

    • A EAC como uma pedagogia da esperança e da responsabilidade, que religa o humano ao mundo e promove uma cidadania ecológica crítica.

    • A incorporação das dimensões espirituais e éticas como um avanço civilizatório, unindo o material e o simbólico, o racional e o sensível, o humano e o natural, em direção a uma sustentabilidade integral.


Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo

*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).

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