AUTOR: Dr. Bread Soares Estevam*
RESUMO
Exploração: Dimensões políticas e filosóficas da educação, inter-relação entre poder, ética, valores, ideologia e epistemologia.
Análise: Sob a ótica da Educação Ambiental Crítica (EAC), desvelando raízes políticas e filosóficas dos problemas socioambientais.
Autores: Contribuições de Paulo Freire, Enrique Leff, Carlos Frederico B. Loureiro e Mauro Guimarães.
Argumento Central: Educação transformadora deve engajar-se criticamente com estruturas de poder, sistemas de valores e bases epistemológicas para construir futuros justos e sustentáveis.
Conclusão: EAC oferece arcabouço robusto para compreender e atuar sobre a complexidade das relações políticas e filosóficas na questão ambiental.
1. INTRODUÇÃO
Natureza da Educação: Campo de disputa política e construção filosófica, não neutro.
Indissociabilidade: Dimensões políticas e filosóficas na formação humana e na relação com o meio ambiente.
Crises Socioambientais: Reflexo de escolhas políticas e concepções filosóficas dominantes (antropocentrismo, racionalidade instrumental).
EAC como Ferramenta: Análise das raízes políticas e filosóficas dos problemas ambientais.
Objetivo do Artigo: Analisar as dimensões políticas e filosóficas da educação a partir da EAC, revisitando conceitos e autores.
Relevância: Compreender como poder, ética, valores e ideologias influenciam práticas educativas e relações socioambientais, visando transformação e justiça socioambiental.
2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E AS DIMENSÕES POLÍTICAS E FILOSÓFICAS
Abordagem da EAC: Questiona estruturas de poder e bases filosóficas da crise socioambiental.
Desvelamento: Importância de desvelar ideologias subjacentes às diferentes concepções de meio ambiente e educação.
2.1. Paulo Freire: Política, Ética e a Pedagogia da Libertação
Pedagogia do Oprimido [1]: Obra intrinsecamente política e ética.
Educação como Ato Político: Mito da neutralidade e exigência de posicionamento crítico.
Ética da Libertação: Compromisso com os oprimidos e transformação das estruturas de dominação.
Dialogicidade: Ferramenta política e filosófica para conhecimento libertador e ambientalmente responsável.
Conscientização: Desvelamento das relações de poder que geram degradação social e ambiental.
2.2. Enrique Leff: Epistemologia, Racionalidade e a Crise de Civilização
Epistemologia Ambiental [2]: Crítica à racionalidade instrumental e tecnocientífica que subjaz à crise ambiental.
Crise Ambiental: Crise de civilização com raízes filosóficas no dualismo cartesiano e antropocentrismo.
Nova Racionalidade Ambiental: Necessidade de integrar ética, estética e diversidade cultural e epistemológica.
Transdisciplinaridade: Imperativo filosófico e político para um saber ambiental complexo e integrador.
2.3. Carlos Frederico B. Loureiro: Ecologia Política, Justiça Ambiental e a Crítica ao Desenvolvimento
Questão da Sustentabilidade [3]: Projeto ético-político que exige compreensão das relações de poder e ideologias do desenvolvimento.
Ecologia Política: Desvela injustiças ambientais e disputas por recursos e territórios.
Crítica ao Desenvolvimento Sustentável Hegemônico: Revela contradições e caráter ideológico.
EAC e Formação Cidadã: Luta por justiça ambiental e sociedade democrática e ecologicamente justa.
2.4. Mauro Guimarães: A Dimensão Ambiental, Valores e a Formação do Sujeito Político
Dimensão Ambiental na Educação [4]: Processo de construção de novos valores e formação de sujeito político-ambiental.
Reflexão sobre Valores: Importância de questionar valores que levam à exploração e degradação.
Formação de Sujeitos Críticos: Capacidade de questionar ideologias dominantes e atuar politicamente.
EAC e Participação Cidadã: Valorização da construção coletiva de futuros pautados em ética socioambiental.
Síntese: EAC como referencial para compreender a educação como campo de ação política e reflexão filosófica, permeado por poder, ética e valores.
3. CONCLUSÃO
Reafirmação: Indissociabilidade das dimensões políticas e filosóficas na educação e formação de cidadãos.
EAC como Abordagem Essencial: Desvelar interconexões complexas entre poder, ética, valores, ideologia e epistemologia na educação ambiental.
Contribuição dos Autores: Pedagogia que promove reflexão crítica sobre bases políticas e filosóficas do presente.
Educação como Ferramenta: Transformação das realidades socioambientais, a partir do reconhecimento de estruturas de poder e sistemas de valores.
Construção de Sociedades Justas: Exige educação que integre plenamente as dimensões políticas e filosóficas.
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