quinta-feira, 16 de outubro de 2025

As Dimensões Políticas e Filosóficas da Educação sob a Perspectiva da Educação Ambiental Crítica

AUTOR: Dr. Bread Soares Estevam*

RESUMO

  • Exploração: Dimensões políticas e filosóficas da educação, inter-relação entre poder, ética, valores, ideologia e epistemologia.

  • Análise: Sob a ótica da Educação Ambiental Crítica (EAC), desvelando raízes políticas e filosóficas dos problemas socioambientais.

  • Autores: Contribuições de Paulo Freire, Enrique Leff, Carlos Frederico B. Loureiro e Mauro Guimarães.

  • Argumento Central: Educação transformadora deve engajar-se criticamente com estruturas de poder, sistemas de valores e bases epistemológicas para construir futuros justos e sustentáveis.

  • Conclusão: EAC oferece arcabouço robusto para compreender e atuar sobre a complexidade das relações políticas e filosóficas na questão ambiental.

1. INTRODUÇÃO

  • Natureza da Educação: Campo de disputa política e construção filosófica, não neutro.

  • Indissociabilidade: Dimensões políticas e filosóficas na formação humana e na relação com o meio ambiente.

  • Crises Socioambientais: Reflexo de escolhas políticas e concepções filosóficas dominantes (antropocentrismo, racionalidade instrumental).

  • EAC como Ferramenta: Análise das raízes políticas e filosóficas dos problemas ambientais.

  • Objetivo do Artigo: Analisar as dimensões políticas e filosóficas da educação a partir da EAC, revisitando conceitos e autores.

  • Relevância: Compreender como poder, ética, valores e ideologias influenciam práticas educativas e relações socioambientais, visando transformação e justiça socioambiental.

2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E AS DIMENSÕES POLÍTICAS E FILOSÓFICAS

  • Abordagem da EAC: Questiona estruturas de poder e bases filosóficas da crise socioambiental.

  • Desvelamento: Importância de desvelar ideologias subjacentes às diferentes concepções de meio ambiente e educação.

2.1. Paulo Freire: Política, Ética e a Pedagogia da Libertação

  • Pedagogia do Oprimido [1]: Obra intrinsecamente política e ética.

  • Educação como Ato Político: Mito da neutralidade e exigência de posicionamento crítico.

  • Ética da Libertação: Compromisso com os oprimidos e transformação das estruturas de dominação.

  • Dialogicidade: Ferramenta política e filosófica para conhecimento libertador e ambientalmente responsável.

  • Conscientização: Desvelamento das relações de poder que geram degradação social e ambiental.

2.2. Enrique Leff: Epistemologia, Racionalidade e a Crise de Civilização

  • Epistemologia Ambiental [2]: Crítica à racionalidade instrumental e tecnocientífica que subjaz à crise ambiental.

  • Crise Ambiental: Crise de civilização com raízes filosóficas no dualismo cartesiano e antropocentrismo.

  • Nova Racionalidade Ambiental: Necessidade de integrar ética, estética e diversidade cultural e epistemológica.

  • Transdisciplinaridade: Imperativo filosófico e político para um saber ambiental complexo e integrador.

2.3. Carlos Frederico B. Loureiro: Ecologia Política, Justiça Ambiental e a Crítica ao Desenvolvimento

  • Questão da Sustentabilidade [3]: Projeto ético-político que exige compreensão das relações de poder e ideologias do desenvolvimento.

  • Ecologia Política: Desvela injustiças ambientais e disputas por recursos e territórios.

  • Crítica ao Desenvolvimento Sustentável Hegemônico: Revela contradições e caráter ideológico.

  • EAC e Formação Cidadã: Luta por justiça ambiental e sociedade democrática e ecologicamente justa.

2.4. Mauro Guimarães: A Dimensão Ambiental, Valores e a Formação do Sujeito Político

  • Dimensão Ambiental na Educação [4]: Processo de construção de novos valores e formação de sujeito político-ambiental.

  • Reflexão sobre Valores: Importância de questionar valores que levam à exploração e degradação.

  • Formação de Sujeitos Críticos: Capacidade de questionar ideologias dominantes e atuar politicamente.

  • EAC e Participação Cidadã: Valorização da construção coletiva de futuros pautados em ética socioambiental.

  • Síntese: EAC como referencial para compreender a educação como campo de ação política e reflexão filosófica, permeado por poder, ética e valores.

3. CONCLUSÃO

  • Reafirmação: Indissociabilidade das dimensões políticas e filosóficas na educação e formação de cidadãos.

  • EAC como Abordagem Essencial: Desvelar interconexões complexas entre poder, ética, valores, ideologia e epistemologia na educação ambiental.

  • Contribuição dos Autores: Pedagogia que promove reflexão crítica sobre bases políticas e filosóficas do presente.

  • Educação como Ferramenta: Transformação das realidades socioambientais, a partir do reconhecimento de estruturas de poder e sistemas de valores.

  • Construção de Sociedades Justas: Exige educação que integre plenamente as dimensões políticas e filosóficas.

Acesse o texto completo no link a seguir: Texto Completo


*Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas) da Universidade Federal do Rio Grande; Especialista em Educação Ambiental; Licenciado em Pedagogia; Bacharel e Licenciado em História; Tecnólogo em Educação Social; Estudante do curso de Especialização Latu Sensu em Educação Especial e Inclusiva na Uninter | Historiador com registro profissional no Ministério da Economia; Pedagogo com inscrição no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos; Pesquisador de temáticas transversais relacionadas à Educação Ambiental (Área: Educação; Grande Área: Ciências Humanas).

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